Este é um passo fundamental – talvez o mais importante – na promoção do seu livro. Descubra a quem se dirige o seu livro, procure conhecer bem esse público, vá para onde eles estão, tanto online como na vida real.
Alguns meses antes de publicar o seu livro, comece a construir uma rede de apoiantes e leitores. Mantenha contato com as pessoas que conhece enquanto pesquisa e escreve o livro, em especial os que demonstram entusiasmo pelo seu projeto. Sempre que atingir um marco no seu livro – acabou de o escrever, assinou contrato, recebeu as provas da capa, etc. – organize um evento onde poderá dar novidades, ler excertos e responder a perguntas.
Todos os temas têm fóruns para os interessados. Descubra os fóruns que têm a ver com o seu livro e dê-se a conhecer: dê conselhos, faça amizades, ofereça ajuda, coloque links para o seu blog ou página pessoal.
Mal comece a pesquisar para o seu livro, crie um canal na internet. O ideal é que nos meses seguintes ele concentre toda a informação útil sobre o seu livro.
O pior erro de um escritor é pensar “sou um escritor, a divulgação não é minha responsabilidade”. Enquanto não for tão conhecido, a divulgação que faz do seu livro é tão importante como a sua escrita.
Tenha duas apresentações do seu livro bem memorizadas. Uma para 10 segundos e outra para 60 segundos. Quando alguém pergunta pelo seu livro, dê-lhe a de 10 segundos. Se manifestar mais interesse, ataque com a de 60 segundos.
Coloque no Youtube pequenos vídeos onde falará dos assuntos do seu livro ou responderá a perguntas sobre o mesmo. Coloque a capa do livro no final e um link para a sua página. E partilhe muito!
Na assinatura dos seus emails, artigos na internet ou redes sociais, coloque sempre o link para a página do seu livro nas livrarias virtuais. Desta forma será fácil comprar o seu livro ou obter mais informações.
No final do seu livro, adicione um campo com o seu e-mail e redes sociais. E responda sempre aos seus leitores. Quando deixar de conseguir responder, é porque já é um autor bestseller.
Se vai de férias para um lugar novo, organize leituras e sessões de autógrafos na escolas, biblioteca ou livraria desse lugar. A estratégia é sempre a mesma: sair da frente do monitor e ir conhecer os seus leitores!
Sempre que promove outros autores, partilhando os textos deles ou escrevendo resenhas para os livros deles, gera boa vontade e uma rede de apoio para os seus projetos.
Ganhe visibilidade oferecendo o seu livro a pessoas que poderão não ter acesso a ele. Por exemplo: hospitais, prisões, abrigos, igrejas, bibliotecas, etc.
Respire fundo e lembre-se, nem tudo nesta lista tem de ser feito ao mesmo tempo. Foque-se nos primeiros pontos e depois de um passo de cada vez. Com tempo vai conseguir chegar a dezenas de pessoas. Depois a centenas. E, quem sabe, acabar com milhares de pessoas a lê-lo e a partilhá-lo. É esta a força do boca-a-boca.
Não se esqueça do que escreveu Samuel Johnson: “O que é escrito sem esforço, em geral é lido sem prazer.”